terça-feira, 26 de junho de 2012

Resumo para a 2ª prova de Geografia

Data: 27/06
Horário da prova: 4º
Valor: 6,0
Matéria: Capítulo 8




O processo de urbanização brasileiro
O povoamento do território brasileiro se intensificou com o desenvolvimento da economia açucareira e da pecuária, permitindo o surgimento dos primeiros povoados no litoral e no interior.  A descoberta de ouro e diamante em áreas de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, nos séculos XVII e XVIII, provocou uma maior ocupação do interior do país.
A partir do século XIX, a expansão da cafeicultura (produção de café) na atual região Sudeste favoreceu o crescimento de vilas e cidades neste local.
Até essa época, o Brasil era um país agrário, pois a maioria da população concentrava-se no campo.

A indústria e a urbanização no século XX
A urbanização no Brasil ganhou impulso somente quando se acelerou o processo de industrialização. O desenvolvimento da atividade industrial passou a atrair muitos trabalhadores do campo para as cidades, onde foram ocupar os postos de trabalho gerados pela fábrica e pelo setor terciário, contribuindo para o processo de urbanização.
Além a industrialização, outros fatores que provocaram a migração do campo para as cidades foram: a mecanização das lavouras, o aumento da concentração fundiária e a criação do Estatuto do Trabalhador Rural, o que eliminou vários postos de trabalho na área rural.

A região Sudeste apresenta um processo de urbanização diferenciado, ou seja, apresenta maior índice de urbanização devido a maior infraestrutura, formas de produção e maior número de vagas.

Hoje, a maior parte da população brasileira vive em cidades e a maioria dos trabalhadores está empregada nas indústrias, comércio ou nos serviços.

A urbanização em países desenvolvidos e subdesenvolvidos
 Nos países desenvolvidos, a infraestrutura acompanhou o ritmo de crescimento da população. As cidades conseguiram absorver a população, sendo assim, haverá um menor número de problemas urbanos.

Já nos países subdesenvolvidos, as cidades não conseguiram absorver a população, o que leva a um maior número de problemas urbanos.

Crescimento das cidades
No crescimento vertical, percebemos o aumento do número de edifícios. Já no crescimento horizontal, a cidade vai ocupando áreas antes utilizadas para atividades primárias.

Conurbação
Integração física e funcional entre cidades. Devido ao maior crescimento de duas ou mais cidades vizinhas, ocorre à formação de um aglomerado urbano.

Descentralização espacial
A descentralização espacial ocorre em função de problemas urbanos (violência, trânsito congestionado, poluição, etc.) e a maior estrutura das cidades periféricas.

Metrópoles
São cidades com alta densidade demográfica, geralmente interligadas ás cidades vizinhas e que concentram variados tipos de indústrias, estabelecimentos comerciais, universidades, etc.

Áreas Metropolitanas ou regiões metropolitanas
Conjunto de municípios que são diretamente influenciados pela metrópole. Integração socioeconômica a uma cidade central.

Megalópole
Integração física e funcional entre duas regiões metropolitanas.
Exemplos: Brasil: São Paulo e Rio de  Janeiro – Boswash:  Washington até Boston.

Tecnopolos
São centros de excelência tecnológica.  
Exemplos: Indústrias de ponta – EUA: Bostone Massachusetts, Vale do silício – Japão: Tsukuba e Kansai.

A urbanização e a hierarquia das cidades brasileiras
 Cidades globais ou metrópoles mundiais:  Representadas por São Paulo e Rio de Janeiro, centros que exercem influência internacional por concentrar escritórios de grandes bancos, empresas multinacionais, e organizações internacionais.

Metrópoles nacionais:  Correspondem ás cidades que exercem grande influência sobre todo o território nacional, determinando importantes aspectos da vida cultural, científica, social e econômica do país. Exemplo: Belo Horizonte.

Metrópoles regionais: São cidades com mais de 1 milhão de habitantes que abrigam diversas atividades econômicas, e exercem influência  sobre a região em que estão localizadas. Exemplo: Belém.

Capitais regionais: Cidades de grande e médio porte que exercem influência sobre vários municípios a sua volta. Abrigam um número razoável de indústrias  e de prestadores de serviços. Exemplo: Cuiabá.

Centros regionais: Cidades de porte médio que estão sob a influência de capitais regionais, mas exercem influência sobre várias cidades menores em seu entorno. Exemplo: Macapá.

Centros locais: Correspondem aos centros urbanos espalhados por todo país, que exerce influência apenas sobre a área de seu município ou de alguns municípios vizinhos.


Rurbanização
Processo de desenvolvimento das áreas rurais condicionado pela existência de uma maior infraestrutura local. Empresas ligadas a indústria do lazer e do turismo, bem como diferentes empreendimentos empresariais e industriais possibilitam o maior desenvolvimento econômico de algumas áreas rurais.

Problemas urbanos
 Violência urbana;
Ocupação desordenada dos solos – Formação de áreas de risco;
Infraestrutura de serviços – Educação e atenção à saúde;
Deficiência no transporte coletivo;
 Poluição atmosférica, sonora, visual e hídrica;
Deficiência no saneamento básico, etc.



Obs: Para fazer esse resumo, usei informações do PowerPoint que o professor colocou no Magnum Sol, do livro e da Internet. Se alguma coisa estiver errada, me avisem que eu concerto. Se quiserem completar o resumo, fiquem a vontade.

Postado por Luiza Ramos.

6 comentários: