quinta-feira, 12 de julho de 2012

Resumo para a 3ª prova de Ciências


Data: 12/07/2012
Horário da prova: 5º
Matéria: Reino  monera e protoctista
Valor: 6,0


  • Tema 3: O reino dos moneras


Representantes
Bactérias e arqueas (unicelulares, procariontes, autótrofos ou heterótrofos).

Arqueas
As arqueas conseguem sobreviver em ambientes com condições extremas, como pântanos (onde não há oxigênio) e poças de origem vulcânica (onde a temperatura é muito alta).

Bactérias
As bactérias podem ser parasitas de vida livre, podem vivem viver no solo, nas águas doce e salgada, em suspensão no ar ou em associação com outros seres vivos.

Estrutura celular básica de uma bactéria

 

Membrana plasmática: Permite a troca de substâncias entre a bactéria e o meio externo.
Parede celular ou parede bacteriana: Cobre e protege a membrana plasmática.
Citoplasma: Abriga os organoides e contém o DNA (material genético).

Reprodução das bactérias
 

O DNA da bactéria se duplica e a bactéria-mãe se divide em duas bactérias-filhas idênticas. Esse processo é chamado de divisão binária. É uma reprodução assexuada e rápida.


As bactérias na cadeia alimentar
Bactérias autótrofas fotossintetizantes: São aquelas que realizam a fotossíntese.
Bactérias parasitas: Podem causar diversas doenças ao ser humano ou outros seres vivos.
Bactérias decompositoras: Realizam o processo de decomposição da matéria orgânica.


As bactérias e a biotecnologia
As bactérias são utilizadas na produção de antibióticos, vitaminas, laticínios, vinagre e metano (combustível). Também podem ser utilizadas na degradação do petróleo derramado no mar e na Engenharia Genética.

Esporulação das bactérias
Algumas bactérias tem a capacidade de formar esporos, ou seja, células altamente resistentes ás condições adversas do ambiente. O esporo é capaz de permanecer em repouso por longos períodos, e assim que as condições se tornam favoráveis, dá início a uma célula ativa novamente. Esporos bacterianos podem causar contaminações alimentares.

  • Tema 4: O reino dos protoctistas


Polêmicas sobre o reino
A principal crítica feita ao sistema de classificação em cinco reinos é que todos os integrantes o reino deveriam ter um ancestral em comum. O reino protoctista, tem em seus representantes, algas e protozoários, de ancestralidade distinta.

Características do reino
O reino Protoctista inclui organismos eucariontes conhecidos como protozoários e algas. Os protozoários são heterótrofos e unicelulares; já as algas são aquáticas, autótrofas e podem ser tanto unicelulares quanto pluricelulares.

Algas
As algas são formadas por cloroplastos, que armazenam a clorofila para a realização da fotossíntese. Possuem parede celular,  composta por celulose que pode estar combinada com outras substâncias, tais como: ágar, carbonato de cálcio etc.

Reprodução das algas

  
As algas se reproduzem através da divisão binária (reprodução assexuada) ou através da fusão de gametas (reprodução sexuada).

Protozoários
Os protozoários podem apresentar formas de vida livre, parasitas, ou associados a outros seres vivos. Vivem em lagos, mares, solos úmidos, etc. e podem causar graves doenças, tais como a Malária, Doença de Chagas, Leishmaniose, etc. São heterótrofos se alimentam da matéria orgânica de cadáveres, microorganismos vivos, etc.

Fagocitose



Muitos protozoários englobam o alimento com prolongamentos chamados pseudópodes. Eles emitem os pseudópodes em torno do alimento, que é englobado, formando um vácuo digestivo. Os lisossomos penetram no vácuo formado para realizar a digestão.

Apoptose
Quando o processo de digestão intracelular ocorre sem que o material digerido venha de fora por meio da fagocitose, isto é, quando ela digere material da própria célula (como organelas velhas em processo de degeneração) fala-se em digestão intracelular autofágica e os vacúolos são chamados de vacúolos autofágicos. A digestão intracelular autofágica é relacionada a um importante mecanismo das células eucarióticas chamado de apoptose, também chamada de suicídio celular. Este processo nada mais é do que a morte programada de uma célula que ocorre normalmente, pois ao longo do desenvolvimento muitas células morrem como parte normal do processo. Ou seja, apoptose é quando a célula se alimenta de si mesma.

Necrose X Apoptose
A necrose é a morte de parte de um organismo vivo. Pode atingir células isoladas, áreas de um tecido ou órgãos inteiros. É diferente da apoptose, pois é causada por fatores externos.

 Reprodução dos protozoários
 
Os protozoários se reproduzem através de um processo chamado conjugação, que leva  á formação de indivíduos com novas combinações genéticas. Nesse processo dois indivíduos de sexos diferentes se aproximam e estabelecem entre si uma ponte citoplasmática. Assim, é transferido o material genético.

Doenças causadas por protozoários

Leishmaniose
Agente causador: Leishmania chagasi ou Leishmania brasiliensis
Agente transmissor: picada do mosquito Lutzomya longipalpis ( mosquito-palha)
Prevenção: controle do mosquito e proteção de portas e janelas das casas com telas e cobrir as camas com cortinados de filó.

Doença de Chagas
Agente causador: Trypanosoma cruzi
Agente transmissor: barbeiro
Prevenção: controle do inseto, evitar construções em áreas desmatadas, uso de telas em portas e janelas.
Ciclo da doença: O barbeiro transmite a doença através de suas fezes.

Malária
Agente causador: gênero Plasmodium
Agente transmissor: mosquiro Anopheles
Prevenção: controle do inseto, telas em portas e janelas.
Ciclo da doença: A fêmea pica o homem e transmite a doença.




Obs: Se quiserem corrigir ou completar, fiquem a vontade. Informações retiradas do livro e do PowerPoint postado no Magnum Sol.

Postado por Luiza Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário