quarta-feira, 22 de agosto de 2012

RESUMO PARA A PROVA DE CIENCIAS

Valor: 7,0
Horário: 5 º
Matéria:UNIDADE 4: TEMA 5 O REINO DOS FUNGOS págs: 97 a 99 ( ATENÇÃO para o processo de fermentação)
TEMA 6: págs: 100 e 101
EXERCÍCIOS págs: 102 e 103
UNIDADE 5: TEMAS 1,2,3 págs: 110 a 121
LABORATÓRIO: CALOR E TEMPERATURA( diferenciar calor e temperatura com exemplos práticos - rever as atividades de laboratório e aunidade 2 - tema 2)
----
FUNGOS
Os fungos são eucariontes e podem ser uni ou pluricelulares. Dentre os unicelulares se destacam os fermentos e leveduras, porém a maioria é pluricelular, como os cogumelos.
Todos os fungos apresentam parede celular externa à membrana plasmática, o que lhes dá maior resistência e rigidez.
Nos fungos pluricelulares as células estão agrupadas em filamentos denominados hifas, e o conjunto de hifas é denominado micélio.

Como ocorre a alimentação dos fungos?
Os fungos são heterótrofos e a maioria é decompositora. O micélio envolve o alimento por meio das hifas, que liberam substâncias para digeri-los. Depois de digerido, o alimento é absorvido pelas células do micélio. Nos fungos unicelulares, todo esse processo é realizado pela única célula do individuo.

Como ocorre a reprodução dos fungos?
Entre os fungos unicelulares a forma mais comum é por meio da formação de brotos ou gêmulas. Já nos fungos pluricelulares a reprodução pode acontecer pela fragmentação do micélio ou produção de células reprodutivas (esporos).


Classificação dos fungos:

Quitridiomicetos -  a maioria são filamentosos, moveis, terrestres e aquáticos. Podem ser uni ou pluricelulares. È o grupo mais antigo de fungos.

Zigomicetos – fungos constituídos por uma massa de hifas. Muitos representantes são conhecidos como mofos. Reproduzem-se a partir de esporos e são responsáveis pelo apodrecimento de alimentos e outros causam doenças.

Basidiomicetos – São os cogumelos, tem um “chapéu” denominado basidiocarpo ou frutificação. Alguns são comestíveis.

Ascomicetos -  Formam estruturas reprodutivas chamadas ascos, e muitos tem importância econômica. As leveduras e os fermentos pertencem a este grupo. Há algumas espécies de parasitas neste grupo.


Modo de vida dos fungos:
Os fungos são heterótrofos, se alimentam de diferentes maneiras, podendo ser classificados como saprófagos, parasitas, predadores e mutualísticos.

Saprófagos - Se alimentam decompondo organismos mortos, realizando o papel de decompositores nas cadeias alimentares.

Parasitas - Retiram seu alimento de organismos vivos,  no quais se instalam e os prejudicam. Causando doenças.

Predadores - Capturam com suas hifas, pequenos animais.

Mutualísticos - se integram com outros organismos, sendo ambos beneficiados.


Fermentação:
Fermentação é um processo para obter energia por meio de quebra de açucares. Ocorre na ausência de gás oxigênio e é frequentemente realizada por fungos e bactérias. Este processo é realizado por não só fungos e bactérias, como também por plantas e até o nosso próprio corpo, quando a respiração pulmonar não é suficiente, no caso de exercício físico intenso.

DOENÇAS EMERGENTES
Nas últimas décadas as doenças emergentes antes desconhecidas e as reemergentes, que haviam sido controladas têm reaparecido, devido a vários fatores, entre eles o crescente número de pessoas vivendo e se deslocando pelo planeta, alterações ambientais e mudanças climáticas, aumento da exposição humana a vetores e reservas naturais e cidades densamente povoadas, com precárias condições sanitárias.

Reino das plantas
As plantas são seres eucariontes e pluricelulares, a maioria é autótrofas, ou seja, produz o seu próprio alimento, neste caso, através da fotossíntese.

Célula das plantas:
As plantas são formadas basicamente por: membrana celular, núcleo e citoplasma. Neste ultimo são encontrados diversos organóides, e além das estruturas básicas as plantas apresentam algumas características especiais:

Parede celular: está localizada externamente à membrana celular, é formada por celulose e lignina.

•Vacúolo: armazenam água e sais minerais.

•Plastídios ou plastos: são organóides exclusivos das plantas, são os cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos.
Cloroplastos: estruturas que possuem clorofila, conferindo cor verde à planta. São encontrados nos caules e folhas verdes.
Leucoplastos:armazenam substancias nutritivas, são encontrados em órgãos de reserva.
Cromoplastos: são estruturas com pigmento amarelado ou avermelhado, são encontrados nas flores ou casca e na polpa de certos frutos.


Tecido das plantas:
As plantas possuem tecido de crescimento, revestimento, condução e sustentação.

Crescimento (meristemático): É responsável pelo crescimento da planta, está presente no caule e nas pontas dais raízes. As células deste tecido se dividem continuamente.

Condução: São responsáveis por conduzir substancias às várias partes da planta.Existem dois tecidos condutores: o xilema  (conduz a seiva mineral) e floema (conduz a seiva orgânica).

Sustentação: tem a função de dar firmeza e proteção aos órgãos das plantas.
Revestimento: Protege toda a superfície da planta e evita a perda excessiva de água.  Geralmente formam uma única camada.



Nutrição das plantas
A nutrição das plantas envolve quatro processos: fotossíntese, respiração, absorção e condução.

Fotossíntese:

A planta absorve gás carbônico,  luz solar, água, sais minerais, produz glicose e libera oxigênio. Este processo ocorre em quanto há luz solar.

Respiração:
A planta respira a todo o momento, seja dia ou noite. É por este processo que a planta utiliza a energia do açúcar produzido na fotossíntese. A planta consome gás oxigênio , liberando energia e produzindo  água e gás carbônico.

Absorção:
A raiz é responsável por absorver, entre outras substancias, água e sais minerais do substrato, que recebem o nome de seiva mineral. Os pelos absorventes são prolongamentos pequenos e finos da epiderme da raiz, responsáveis pela absorção da seiva mineral.

Condução:
Condução da seiva mineral: a condução da seiva mineral  é realizada principalmente pelo xilema. Os vasos que transposta à seiva é muito fino. Dois mecanismos principais participam da condução: capilaridade e transpiração.
Capilaridade: propriedade que os líquidos têm de subir (ascender) por tubos muito finos.
Transpiração: Eliminação do excesso de água na forma de vapor.
Condução da seiva orgânica: A condução da seiva orgânica feita pelos elementos condutores do floema, que transportam a glicose(seiva orgânica), produto da fotossíntese. Este processo é facilitado devido à gravidade.

CALOR VS. TEMPERATURA
Calor: Energia términa em transito
Temperatura: Movimento ou agitação das partículas de um corpo


Se tiver alguma coisa errada, ou quiserem acrescentar algo vocês podem editar ok? Boa prova! 
Abraços, 
Ana Júlia

Um comentário: